SegInfocast #31 – Octopus – Security Information and Event Management
Faça o download aqui. (30:11 min, 20,8 MB)
Paulo Sant’anna reencontra o especialista em Segurança da Informação Rodrigo Montoro (@spookerlabs), da área de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da Clavis, para uma conversa sobre o Octopus.
Quais foram as motivações para a criação do Octopus?

É mais um produto SIEM tradicional de mercado?
O Octopus não é um produto de prateleira tradicional, mas sim uma solução que visa entregar inteligência na correlação de eventos e análise de ameaças. A empresa adquire o expertise da Clavis. A solução utiliza várias ferramentas open-source, como o ELK, tema do SegInfocast #25, o que torna possível até um entusiasta montar um Octopus próprio, se desejar.
Quais as funcionalidades?
O Octopus é um serviço, totalmente escalável e customizável. Ele também consegue extrair informações de diversas fontes para correlação de eventos sem cobrança adicional de conectores.
E os benefícios?
Trata-se de um serviço contínuo (24×7) e se beneficia da proteção ativa contra novas ameaças com a combinação de fontes diversas e proporciona aos clientes, visibilidade do ambiente através de dashboards.
Se você quer saber mais detalhes sobre a solução, visite o site da Clavis!
Rodrigo “Sp0oKeR” Montoro é certificado LPI, RHCE e SnortCP com 15 anos de experiência em Open Source. Atualmente trabalha como pesquisador na Clavis. Anteriormente trabalhou na Sucuri Security e Spiderlabs. Já palestrou em inúmeros eventos no Brasil (FISL, CONISLI, Latinoware, H2HC, BSides), EUA (Source Boston / Seattle, Toorcon, Bsides Las Vegas) e Canadá (SecTor). Possui 2 patentes na detecção de Malwares (PDF e cabeçalhos HTTP), resultados de suas pesquisas. Fundador e evangelista da comunidade Snort no Brasil desde 2003. Nas horas vagas faz triathlon e corrida em trilhas.
Páginas relacionadas: