Webinar

 

Webinars Clavis
Palestras Online sobre Segurança da Informação

 

A Clavis ministra frequentemente Webinars (palestras online) gratuitas através do seu sistema de Ensino a Distância. Os Webinars são inclusive realizados com a mesma infraestrutura dos treinamentos EAD da Academia Clavis. Portanto, é uma excelente oportunidade para que você possa conhecer o sistema utilizado pela Academia Clavis Segurança da Informação.

Confira a seguir os vídeos dos Webinar gravados e disponibilizados até o momento. Caso queira ser informado quando o vídeo do próximo webinar for divulgado, assine abaixo nossa newsletter sobre os últimos webinars e demais novidades da empresa.

Webinar #34 – Certificação ISFS 27002 – Exin

Qual o objetivo deste novo webinar da Clavis Segurança da Informação?

O objetivo deste webinar é a divulgação do novo curso da Academia Clavis, sobre a certificação internacional da EXIN – Information Security Foundation que é baseada na ISO 27002
 

Sobre o Instrutor

Alberto Oliveira é consultor de segurança da informação e atua no mercado há mais de 10 anos. Já realizou diversos projetos envolvendo tecnologias de segurança Symantec, Microsoft e de outros fabricantes . Alberto é MVP em forefront desde 2006 e possui as seguintes certificações: CISSP, CompTIA Security + MCSA/MCSE: Security, MCT, MCTS, MCITP e ITIL, diversas palestras pelo Brasil e webcasts Microsoft, sendo palestrante oficial do Teched em três oportunidades, sobre segurança da informação, ISA Server e TMG e contribui nos fóruns técnicos da Microsoft e listas de discussão (MCPdx/MCT Brasil). Foi o revisor técnico do livro Certificação Security+ da prática para o exame SY0-301, dos autores Yuri Diógenes e Daniel Mauser.

 

Webinar #33 – A guarda de logs no Marco Civil

Qual o objetivo deste novo webinar da Clavis Segurança da Informação?

O objetivo deste webinar é analisar as normas do Marco Civil que tratam da guarda e manutenção de logs, bem como as suas hipóteses de fornecimento à investigações. Também divulgado o curso de Aspectos Jurídicos da Segurança e da Tecnologia da Informação
 

Sobre o Instrutor

Walter Aranha Capanema, é advogado, consultor, coordenador do Projeto “Combate ao Spam”, Professor de Direito Administrativo Direito Processual Civil (processo eletrônico), Direito Penal (crimes contra a propriedade imaterial), Metodologia da Pesquisa e Didática da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ); de Direito Público dos Cursos de Pós-Graduação em Direito Público e Direito Imobiliário da Universidade Estácio de Sá (UNESA); de Direito do Estado da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e dos Cursos de Direito Eletrônico e Processo Eletrônico da OAB/RJ, da Caixa de Assistência dos Advogados do Rio de Janeiro (CAARJ) e da Escola Superior da Advocacia (ESA). É Secretário-Geral da 1ª Comissão de Direito e Tecnologia da Informação da OAB-RJ para o biênio 2010-2012, e membro da Comissão dos Crimes de Alta Tecnologia da OAB-SP, onde dirige a Coordenadoria de Crimes contra a Privacidade e a Intimidade. Integra também o capítulo brasileiro da Cloud Security Alliance BR. Na Academia Clavis é instrutor dos cursos Aspectos Jurídicos da Segurança e da Tecnologia da Informação.

 

Webinar #32 – Curso Teste de Invasão em Redes e Sistemas e a certificação EXIN – Ethical Hacking

Qual o objetivo deste novo webinar da Clavis Segurança da Informação?

O objetivo deste webinar é a divulgação do curso de Teste de Invasão em Redes e Sistemas da Academia Clavis, que pela primeira vez, será também um curso preparatório para a certificação internacional Ethical Hacking Foundation da EXIN. Caso o aluno deseje, no final do curso ele pode adquirir o Voucher para a realização do exame. Durante o curso são realizadas simulações controladas de ataques a redes, sistemas e ferramentas, visando analisar a segurança do mesmo. Os alunos aprendem a utilizar ferramentas para avaliação e identificação de vulnerabilidades seguindo padrões internacionais de Testes de Invasão, como NIST 800-42, OWASP, OSSTMM e ISSAF/PTF.
 

Sobre o Instrutor

Davidson Rodrigo Boccardo é Bacharel em Ciência da Computação (2004) e Doutor em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Parte de seu doutorado e do desenvolvimento de sua tese foi na Universidade de Louisiana (UL) nos Estados Unidos onde desenvolveu pesquisas no Laboratório de Investigação de Software, laboratório especializado em análise de malwares. Entre 2010 e 2015 coordenou o projeto “Segurança de Software em Medidores Inteligentes” no Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia visando à implantação de técnicas de segurança baseadas em proteção de software, rastreabilidade de software e verificação de integridade para aumentar a confiabilidade desses medidores. Desde 2016, é Diretor do Green Hat Labs do Grupo Clavis Segurança da Informação, laboratório especializado em avaliações de segurança.

 

Webinar #31 – Gerenciando seus eventos do Windows com a pilha Elastic

Qual o objetivo deste novo webinar da Clavis Segurança da Informação?

Em um sistema Windows temos milhares de IDs de eventos, sendo divididos em 9 categorias e mais de 50 sub categorias. Os eventos salvam ações de uma máquina Windows, como login/logoff, execução de comandos, modificações de arquivos/registros, filtros de pacotes entre diversas outras ações. O Windows, por padrão, armazena esses eventos somente por um curto período de tempo (dependendo da configuração), tornando assim ações complexas de monitoria e forense.

No nosso dia a dia, usamos a pilha Elastic e scripts em Python para otimizar a agregação de dados e geração de alertas. Esse processo gera inteligência relevante para ser usada em análises históricas e telemetria de milhões de eventos diariamente, bem como alertar de forma proativa situações maliciosas.

Nessa apresentação, vamos explicar como configurar a sua política de auditoria no Windows e a pilha Elastic para processar e arquivar todas as informações, compartilhando algumas ideias para analisar seus dados.

Sobre o Instrutor

Rodrigo Montoro é certificado LPI, RHCE e SnortCP com 15 anos de experiência em Open Source. Atualmente trabalha como pesquisador na Clavis e é sócio da Green Hat Segurança da Informação. Anteriormente trabalhou na Sucuri Security e Spiderlabs. Já palestrou em inúmeros eventos no Brasil (FISL, CONISLI, Latinoware, H2HC, BSides), EUA (Source Boston / Seattle, Toorcon, Bsides Las Vegas) e Canadá (SecTor). Possui 2 patentes na detecção de Malwares (PDF e cabeçalhos HTTP), resultados de suas pesquisas. Fundador e evangelista da comunidade Snort no Brasil desde 2003. Nas horas vagas faz triathlon e corrida em trilhas.

 

Webinar #30 – Análise de Tráfego Malicioso

Qual o objetivo deste novo webinar da Clavis Segurança da Informação?

Com a onipresença de malwares em nossas redes de computadores e em ambientes corporativos, disseminados não somente por meio da Internet, mas também por dispositivos móveis e acessórios de armazenamento, torna-se cada vez mais importante o conhecimento de técnicas de análise de forense de redes para a investigação dessas ameaças virtuais.

O Webinar Análise de Tráfego Malicioso mostrará a importância das técnicas de análise forense de redes na investigação de dois estudos de caso envolvendo malwares. O espectador aprenderá noções básicas de como tratar um fluxo de rede na investigação de um ransomware e de um malware baseado em IRC Botnet. 

Sobre o Instrutor

Davidson Rodrigo Boccardo é Bacharel em Ciência da Computação (2004) e Doutor em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Parte de seu doutorado e do desenvolvimento de sua tese foi na Universidade de Louisiana (UL) nos Estados Unidos onde desenvolveu pesquisas no Laboratório de Investigação de Software, laboratório especializado em análise de malwares. Atualmente é pesquisador do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia, e tem atuado nos seguintes temas: engenharia reversa, análise de malware, proteção de software e metrologia.

 

Webinar #29 – Curso Permanente CompTIA Security+ Exame SY0 401

Qual o objetivo deste novo webinar da Clavis Segurança da Informação?

Neste webinar iremos abordar as novidades da prova de Security+ (401), o que há de novo na terceira edição do livro oficial da Certificação CompTIA Security+ SY0-401 e o que esperar do curso permanente oficial da Clavis que conta com aulas de revisão bimestrais.

Sobre o Instrutor

Yuri Diogenes é mestre em Cybersecurity com concentrações em Cyber Intelligence e Forensics Investigation pela UTICA nos Estados Unidos, MBA pela FGV,  Pós Graduado em Gestão de TI pela UFG. Com mais de 20 anos de experiência na área de TI, Yuri atua como Senior Content Developer do time de Mobilidade Empresarial da Microsoft, Professor do curso de Security+ da Clavis Segurança da Informação e Professor do Mestrado Ciência da Segurança da Informação do EC-Council University nos Estados Unidos. Yuri é membro senior do ISSA (Information Security Association) nos Estados Unidos onde escreve artigos técnicos para o ISSA Journal. Yuri possui as certificações CompTIA Security+, CompTIA CSA+, CASP, Network+, Cloud+, Cloud Essentials, Mobiity+, ISC2 CISSP, EC|CEH, EC|CSA, CyberSec First Responder, Microsoft MCITP, MCTS,  MCSA/MCSE+Security, MCSE+Internet, MCSA/MCSE+Messaging. Siga o Yuri no Twitter @yuridiogenes e acompanhe os artigos em Português no blog http://yuridiogenes.wordpress.com. Na Academia Clavis é instrutor do Curso Oficial CompTIA Security+

 

Webinar #28 – Exploração de Vulnerabilidades em Softwares InSeguros (Parceria EXIN)

Qual o objetivo deste novo webinar da Clavis Segurança da Informação?

Atualmente, nota-se uma mudança no pensamento por parte das empresas e governos sobre o tema segurança de software. Antes visto como apenas mais um custo durante o desenvolvimento do software, hoje é visto como uma estratégia para maximizar o retorno sobre o investimento. Nesta palestra serão apresentadas as vulnerabilidades mais exploradas nos dias de hoje e como treinamento e conscientização em práticas de codificação segura de software podem ser utilizadas para mitigá-las. O webinar lança também o curso oficial da certificação online Secure Programming Foundation da Clavis em parceria com o EXIN – voucher de certificação incluso.

Sobre o Instrutor

Davidson Rodrigo Boccardo é Bacharel em Ciência da Computação (2004) e Doutor em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Parte de seu doutorado e do desenvolvimento de sua tese foi na Universidade de Louisiana (UL) nos Estados Unidos onde desenvolveu pesquisas no Laboratório de Investigação de Software, laboratório especializado em análise de malwares. Atualmente é pesquisador do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia, e tem atuado nos seguintes temas: engenharia reversa, análise de malware, proteção de software e metrologia.

 

Webinar #27 – Curso Permanente CompTIA Security+ Exame SY0 401

Qual o objetivo deste novo webinar da Clavis Segurança da Informação?

Neste webinar iremos abordar as novidades da prova da certificação CompTIA Security+ (401), o que há de novo na Terceira edição do livro de Security+ e o que esperar do curso permanente oficial da Clavis.

Sobre o Instrutor

Yuri Diogenes é mestre em Cybersecurity com concentrações em Cyber Intelligence e Forensics Investigation pela UTICA nos Estados Unidos, MBA pela FGV,  Pós Graduado em Gestão de TI pela UFG. Com mais de 20 anos de experiência na área de TI, Yuri atua como Senior Content Developer do time de Mobilidade Empresarial da Microsoft, Professor do curso de Security+ da Clavis Segurança da Informação e Professor do Mestrado Ciência da Segurança da Informação do EC-Council University nos Estados Unidos. Yuri é membro senior do ISSA (Information Security Association) nos Estados Unidos onde escreve artigos técnicos para o ISSA Journal. Yuri possui as certificações CompTIA Security+, CompTIA CSA+, CASP, Network+, Cloud+, Cloud Essentials, Mobiity+, ISC2 CISSP, EC|CEH, EC|CSA, CyberSec First Responder, Microsoft MCITP, MCTS,  MCSA/MCSE+Security, MCSE+Internet, MCSA/MCSE+Messaging. Siga o Yuri no Twitter @yuridiogenes e acompanhe os artigos em Português no blog http://yuridiogenes.wordpress.com. Na Academia Clavis é instrutor do Curso Oficial CompTIA Security+

 

Webinar #25 – Análise da Atividade de Rede do Malware Mydoom

Qual o objetivo deste novo webinar da Clavis Segurança da Informação?

Neste Webinar foram apresentadas técnicas de análise de malware e de atividade de rede para desvendar o worm MyDoom que afeta o sistema operacional Windows. Este worm tem como característica sua rápida infecção por emails e possibilita seu criador de perpetuar ataques de DDoS. O espectador aprenderá noções básicas de rede e de análise de malware que permitirão desvendar o funcionamento deste worm.

Sobre o Instrutor

Davidson Rodrigo Boccardo é Bacharel em Ciência da Computação (2004) e Doutor em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Parte de seu doutorado e do desenvolvimento de sua tese foi na Universidade de Louisiana (UL) nos Estados Unidos onde desenvolveu pesquisas no Laboratório de Investigação de Software, laboratório especializado em análise de malwares. Atualmente é pesquisador do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia, e tem atuado nos seguintes temas: engenharia reversa, análise de malware, proteção de software e metrologia. Na Academia Clavis é instrutor do curso Análise Forense de MalwareAnálise Forense de Sistemas e Análise Forense de Redes.

Este webinar foi realizado com a mesma infraestrutura de um treinamento EAD da Academia Clavis. É portanto uma excelente oportunidade para que você conheça o sistema utilizado pela Academia Clavis Segurança da Informação.